Manutenção no sistema de resfriamento da XT660R/Z

Tópico: Manutenção no sistema de resfriamento da XT660R/Z

Este tópico foi visto 16519 vezes e possui 50 comentários.

Conectar

• Lista de usuários marcados

Curtidas Curtidas:  15

Bom pessoal, há alguns dias eu pedi ajuda sobre como proceder em relação a um problema de superaquecimento na minha XT, mas como não obtive nenhuma resolvi me virar sozinho, pesquisei, li bastante e planejei o que deveria fazer para tentar resolver o problema. Histórico: A minha XT é 2008, a comprei ano passado com quase 15 mil km rodados. Muito tempo parada, porém nunca atentei para o fato de verificar o fluido do radiador, etc... fiz uma revisão na autorizada ano passado mas não mexeram

Este tópico foi visto 16519 vezes e possui 50 comentários.
    Página 1 de 6 123456
    Manutenção no sistema de resfriamento da XT660R/Z 5,00 16519 Reviews

Avaliar Tópico: Manutenção no sistema de resfriamento da XT660R/Z

Nota média: 5,00 | Total: 6 pessoas votaram | Tópico visualizado 16519 vezes.

1. Sócio-Colaborador DanWBR é um Sócio-Colaborador xt660.net
      [Autor do Tópico]

Estado
      AM AM
      Data de Ingresso
      Jul 2013
      Estado civil
      Casado(a)
      Perfil no Facebook:
      Meu perfil no Facebook
      Yamaha XT 660R Preta 2008 / Honda XL 250R Branca 1982

Estados onde estive de moto:
      AM 524292
      Clique para adicionar em seu perfil

Lightbulb Manutenção no sistema de resfriamento da XT660R/Z

Bom pessoal, há alguns dias eu pedi ajuda sobre como proceder em relação a um problema de superaquecimento na minha XT, mas como não obtive nenhuma resolvi me virar sozinho, pesquisei, li bastante e planejei o que deveria fazer para tentar resolver o problema.

Histórico:

A minha XT é 2008, a comprei ano passado com quase 15 mil km rodados. Muito tempo parada, porém nunca atentei para o fato de verificar o fluido do radiador, etc... fiz uma revisão na autorizada ano passado mas não mexeram nesse sistema, e eu deixei de lado, até hoje.

Problema:

Superaquecimento do motor em congestionamentos. A ventoinha acionava e não mais parava, a luz de temperatura alta acendeu 2 vezes. Na última vez, boa parte do fluido vazou pelo tubo de descarga da bomba, e saiu um líquido bastante marrom, com restos de oxidação. Óbvio que uma verificação em todo o sistema era urgente.

Diagnóstico:

Foi essa a visão que eu tive ao desmontar tudo. Quando retirei o parafuso de drenagem, saiu um pouquinho de líquido preto grosso, apertei um pouco o tudo de sucção da bomba, aí começou a descer o líquido mesmo. Daí já entendi que a sucção estava restringida e a bomba não dava vazão, mas claro que ainda teria que verificar o sistema todo, e limpá-lo.

Quando comecei a desmontar as peças, me espantei...

Muita oxidação dentro do motor, e a válvula termostática completamente travada com óxido.

Limpeza:

Para limpar o sistema eu poderia simplesmente lavar com água corrente, mas preferi usar um produto para tentar remover a sujeira e a oxidação o máximo possível. Para isso usei o TecBril Limpa Radiador:

Deixei as peças de molho em uma solução do produto por meia hora + ou -. Depois esfreguei com uma escova de cerdas rígidas, não limpa tudo, ainda vai ficar com as paredes marrons, mas remover a incrustação e o resíduo é o mais importante.

O radiador não estava muito sujo, por isso só o lavei com bastante água corrente e deixei esperando as demais peças ficarem prontas.

Para limpar o motor, eu fechei a saída de baixo e coloquei um pouco do produto, completando até em cima com água, e deixei por alguns minutos. Depois lavei com água abundante. Eu estava com uma mangueira então deixei ela lá passando água corrente por vários minutos até não sair resíduo algum na parte de baixo.

O vaso de expansão foi limpo com o produto diluído, deixei por uma hora e depois lavei com bastante água.

As mangueiras foram lavadas com água corrente mesmo, sem produto. Algumas estavam entupidas. Fica bem fácil de limpar se você usar um palito de espeto para churrasco, por exemplo. As mangueiras mais finas tem exatamente o mesmo diâmetro interno, e como o palito é grande, ele consegue limpar bem as mangueiras.

Vávula Termostática:

Assim ficou a válvula termostática depois de limpa. Não ficou 100% mas atendeu ao propósito.

Para verificar se a válvula está funcionando normalmente, basta colocá-la em uma caneca com água bem quente, recém fervida. Após alguns segundos ela deverá abrir totalmente (nela está escrito que a abertura acontece a partir de 71 C):

Depois de retirá-la da caneca, você vai perceber que ela demora um pouco mais a fechar comparando-se com a rapidez com que abriu...

Remontagem e recolocação do fluido:

Depois de limpar tudo, eu remontei a bomba, válvula, mangueiras, radiador, e preenchi o radiador com 500 mL de água desmineralizada + 500 mL de TecBril TEC COOL Tropical. No vaso, coloquei 250 mL na mesma proporção de 50% água + 50% produto.

Verificação do funcionamento do sistema:

Hora de verificar o funcionamento do sistema. Pelo que entendi, assim funciona o sistema de resfriamento do motor da XT:

O fluido desce pela mangueira do radiador até a bomba (1) e é bombeado para o motor (2).
      Na saída do motor, a água pode seguir por dois caminhos. Até 71 C ela segue por 3A e 3B, retornando ao radiador direto na saída dele, já que a água ainda está "fria". A válvula termostática fechada impede que a água volte para o radiador pelo caminho (4). Alguma quantidade ainda vai por (4) porque a válvula termostática tem um pequeno furo na parte de cima, acho que é para não forçar a bomba com uma contrapressão muito alta, e manter o radiador com fluido circulante, o mínimo que seja. O caminho 3A/3B é o que eu chamaria de "bypass do radiador". Então até 71 C o radiador estará "bypassado"... haha

Nesse instante, assim que ligar o motor e por vários minutos seguidos, você pode abrir a tampa do radiador e verificar o fluido voltando direto pelo tubinho por (3B). Infelizmente não fiz foto ou vídeo nessa hora mas é bem fácil de ver o líquido voltando por ali.

Depois de o fluido atingir 71 C a válvula termostática começa a abrir e parte do fluido volta para o radiador por (4). Pode verificar isso através da temperatura da mangueira de retorno para o radiador, pelo outro lado, que começa a aumentar bem como pela vazão de fluido retornando diretamente por 3B, que começa a diminuir. Ao mesmo tempo que essa vazão diminui você poderá observar que lá embaixo nas aletas do radiador já começa a vir fluido do outro lado.

Ainda não entendi como funciona esse vaso de expansão. A válvula da tampa do radiador se abre quando a pressão está alta, mas não sei se ela puxa fluido do vaso para o radiador ou expele fluido em excesso para o vaso nessa situação. Esta última opção me parece mais lógica. Só não consigo imaginar em que situação poderia fluir líquido do vaso para o radiador.

Se tudo estiver funcionando ok, pode fechar a tampa do radiador. Agora teste o funcionamento do sistema em uma condição mais severa:

- Com a moto parada, acelere um pouco, bem pouco, para aquecer o fluido. A válvula termostática vai abrir depois de alguns minutos.
      - Ao atingir uma determinada temperatura, a ventoinha será ligada. Aqui é a parte mais importante, que não estava acontecendo comigo: após alguns minutos funcionando, a ventoinha deve desligar automaticamente quando o sistema voltar para a temperatura normal de operação. A luz de temperatura alta não deve acender, obviamente.

No meu caso, a ventoinha não desligava porque a temperatura não baixava, já que o fluido não estava circulando. Aí ia aumentando a temperatura até chegar no limite de acender a luz no painel.

-------

Bom, foi assim consegui salvar o motor da minha XT antes que acontecesse algo mais grave. Também aprendi como funciona e como fazer a limpeza em todo o sistema.

Espero que essas informações sejam úteis. Abraço!

2. Curtida(s) ph.jow.pc, Daniela, Tomás Stringhini, JeanCRP3 (usuários que curtiram)

3. Sócio-Colaborador Zé Graff é um Sócio-Colaborador xt660.net

Estado
      RS RS
      Data de Ingresso
      Sep 2010
      Estado civil
      Não informado
      BMW F 800 GS Trophy e Honda Lead

Take The Flag - ttf.xt660.net
      Bandeiras portadas:

MG PR RS SC SP
      Boa noite Dan. Simplesmente ESPETACULAR teu tutorial.
      Coisa de profissional mesmo. Show.
      Com certeza, obrigado por compartilhar conosco essas informações.
      Grande abraço e mais uma vez obrigado.

4. Sócio-Colaborador DanWBR é um Sócio-Colaborador xt660.net
      [Autor do Tópico]

Estado
      AM AM
      Data de Ingresso
      Jul 2013
      Estado civil
      Casado(a)
      Perfil no Facebook:
      Meu perfil no Facebook

AM 524292
      Valeu Zé. Mais duas informações importantes:

- A 1.2 bar (pressão máxima do sistema), a água pura ferve a 105 C, e congela a 0 C.
      - O aditivo de radiador é feito à base de etilenoglicol. A mistura de 50% de etilenoglicol + 50% de água, a 1.2 bar, ferve a 115 C e congela a -39 C. Só não sei se esses aditivos são compostos por 100% de glicol, pela norma me parece que podem conter até 5% de água.

Olha que interessante, o menor ponto de congelamento (curva mais abaixo) é exatamente o da mistura 50%/50% em peso... a temperatura de ebulição é representada pela curva azul (pontos de bolha).

5. Curtida(s) JeanCRP3 (usuários que curtiram)

6. Coordenador Leão é um Sócio-Colaborador xt660.net

Estado
      RS RS
      Data de Ingresso
      Apr 2011
      Estado civil
      Não informado
      Yamaha, XT 660R, Preta, 2006.

Bandeiras portadas:

BA ES MG PR RJ RS SC SP
      Nossa, agora até EU posso mexer na minha moto nesse sistema...KKKKK

Valeu!

Enquanto nos escapa, o objeto do nosso desejo sempre nos parece preferível a qualquer outra coisa; vindo a desfrutá-lo, um outro desejo nasce em nós, e a nossa sede é sempre a mesma. (Lucrécio).

7. Usuário Registrado

Estado
      RS RS
      Data de Ingresso
      Mar 2014
      Estado civil
      Casado(a)
      Yamaha XT660R Preta 2005 Honda CG 150es Prata 2005

Obrigado amigo ,ótima explicação.

8. Usuário Registrado

Estado
      SC SC
      Data de Ingresso
      May 2014
      Estado civil
      Divorciado(a)
      Perfil no Facebook:
      Meu perfil no Facebook
      Yamaha XT660R 2009 Preta

Na minha as mangueiras(essa que sai do cabeçote) que esquentam o corpo de injeção estava completamente entupidas , ali no corpo de injeção tem uma valvula (solenoid) que abre com o calor e na minha estava completamente entupida por que o antigo dono não usava aditivo no radiador.

9. Sócio-Colaborador DanWBR é um Sócio-Colaborador xt660.net
      [Autor do Tópico]

Estado
      AM AM
      Data de Ingresso
      Jul 2013
      Estado civil
      Casado(a)
      Perfil no Facebook:
      Meu perfil no Facebook

AM 524292
      Tão importante quanto colocar o aditivo é trocar o fluido a cada ano preferencialmente. Depois de um tempo ele perde o poder antioxidante. Acho que o fluido da minha ainda era de 2008...

Esqueci de informar os preços dos produtos que utilizei:

Água desmineralizada 1 L: R$ 3
      TecBril Limpa Radiador 1 L: R$ 6
      TecBril TEC COOL Tropical 1 L: R$ 15

Ainda sobrou metade de tudo para a próxima limpeza e reabastecimento.

10. Curtida(s) JeanCRP3 (usuários que curtiram)

11. Usuário Registrado

Estado
      SC SC
      Data de Ingresso
      May 2014
      Estado civil
      Divorciado(a)
      Perfil no Facebook:
      Meu perfil no Facebook
      Yamaha XT660R 2009 Preta

Postado originalmente por DanWBR
      Tão importante quanto colocar o aditivo é trocar o fluido a cada ano preferencialmente. Depois de um tempo ele perde o poder antioxidante. Acho que o fluido da minha ainda era de 2008... :-(

Esqueci de informar os preços dos produtos que utilizei:

Água desmineralizada 1 L: R$ 3
      TecBril Limpa Radiador 1 L: R$ 6
      TecBril TEC COOL Tropical 1 L: R$ 15

Ainda sobrou metade de tudo para uma próxima limpeza e reabastecimento.

Parabéns pelo post !!! bem explicado e as fotos ficara show!!!

12. Usuário Registrado

Estado
      SP SP
      Data de Ingresso
      Sep 2014
      Estado civil
      Solteiro(a)
      Yamaha XT660R Preta 2009

bem explicado e ilustrado.
      OBRIGADO por compartilhar.

13. Coordenador Tomasini é um Sócio-Colaborador xt660.net

Estado
      SC SC
      Data de Ingresso
      May 2012
      Estado civil
      Namorando
      Ténéré 660 2015 Azul

Bandeiras portadas:

AC MG MS MT PR RJ RO RS SC SP
      Muto bom Dan...parabéns...

Também me encorajou a mexer no sistema...vamos ver...

Abraço

Página 1 de 6 123456

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Tópicos Similares

1. Ajuda com a Manutenção via Ebay.com
      Por Guto - JLLE no fórum Peças
      Respostas: 1
      Último Post: 07/01/2014, 10:41 PM
    2. Manutenção
      Por Marcelo Faria no fórum Outros
      Respostas: 3
      Último Post: 28/01/2013, 02:46 PM
    3. Manutenção geral em planilha
      Por Markones no fórum Dicas
      Respostas: 9